QUER SABER?

A má oclusão 
 

Dentes tortos, dentuço, bicudo, dente de coelho, dente encavalado, apinhado, remontado etc., são denominações populares na verdade a uma única situação odontológica : A má oclusão. Afinal, o que é a má oclusão? A má oclusão genericamente é tudo que afeta o indivíduo, seja no aspecto funcional da mastigação e mordida, ou no aspecto estético facial, ou seja, a disposição dos dentes está de tal forma que chega a deformar a porção anterior ,inferior da face.

É grande o número de portadores de má oclusão, como são grandes, os diferentes tipos e aspectos das más oclusões. Muito embora a ortodontia dividiu as más oclusões em três grupos básicos em relação aos primeiros molares permanentes(classe1,2 e3 de Angle), sabe-se entretanto, que da mesma forma que não existe duas digitais iguais, não existe duas bocas exatamente iguais . Portanto, o fato de uma má oclusão enquadrar-se em uma das três classes acima, não quer dizer que o caso seja exatamente igual para todos, pois elas se apresentam em diferentes intensidades e peculiaridades próprias de cada indivíduo, sem falar nas divisões e subdivisões que a ortodontia ainda a atribui.

 

Muito bem! Afinal, o que é então a ortodontia?

A ortodontia é uma área especializada da odontologia, onde se dedica ao estudo e a correção das más oclusões em geral, seja no paciente em crescimento e desenvolvimento ou no paciente já adulto.

O ortodontista é a designação que se dá ao cirurgião dentista formado em faculdade de odontologia, que se especializou e se dedica a correção dessas más oclusões.

Também não se pode atribuir uma má oclusão a um único fator, ou seja, por exemplo: se uma criança chupa o dedo ou chupeta necessariamente terá dentes tortos. Este e outros fatores isolados raramente são fatores determinantes de uma má oclusão a não ser que seja em grau e intensidade muito fortes e por muito tempo. Mas o que acontece comumente, é que esses são fatores coadjuvantes em uma má oclusão, ou seja, geralmente aparecem juntos com outros hábitos diversos, respiração bucal, deglutição atípica e principalmente, o fator hereditário, o mais temido deles, pois este sim, sozinho, poderá determinar a má oclusão, isso devido ao alto grau de miscigenação de nossa raça. O que já não acontece com grande intensidade em povos asiáticos e escandinavos.

Na verdade não podemos nos esquecer que o ser humano é uma somatória de fatores intrínsecos (herança genética) e extrínsecos (que são adquiridos durante a vida), o que vem confirmar o que já foi dito anteriormente, ou seja, que nenhuma má oclusão é igual a outra, apesar de pertencerem ao mesmo grupo de classificação: como nenhum indivíduo é igual a outro até mesmo apesar de serem gêmeos.

 

Razões para o tratamento ortodôntico

Finalizando, podemos dizer resumidamente que a melhor razão para uma boa oclusão é a saúde oral. Algumas pessoas acreditam que o propósito do tratamento ortodôntico é apenas para melhorar a aparência facial. Na verdade, isso é apenas um dos benefícios no qual se resulta em trazer os dentes em correta oclusão.

Quando os dentes estão corretamente alinhados, a possibilidade de reter detritos é menor. Dentes “apinhados” e desalinhados são “armadilhas” de alimentos dificultando a escovagem e a correta higienização, propriciando ao aparecimento de cáries e doenças de gengivas. Dentes superiores ou inferiores que não encontram os seus correspondentes antagonistas, irão continuar a “crescer”( extruir)., resultando, a longo prazo, desde problemas gengivais até a perda total dos dentes.

Distúrbios digestivos, freqüentemente resultam da inabilidade do indivíduo em mastigar corretamente o alimento, devido a falta de uma oclusão correta ou pela ausência múltipla de dentes. Essa situação, a longo prazo, pode acabar por afetar todo o organismo e a saúde em geral, pois a mastigação é o ato de triturar os alimentos em pedaços menores, misturando-os com a saliva, e isso para quem não sabe é a primeira fase da digestão.

Em alguns casos a dificuldade de pronúncia resulta de uma má oclusão. Esta situação é frequentemente encontrada em crianças que são respiradoras bucais, ou aquelas que têm ou tiveram hábitos de sucção de polegar e outros.

O tratamento ortodôntico pode e muitas vezes elimina a possibilidade do indivíduo tornar-se introvertido ou embaraçado consigo mesmo, pois medida em que sua aparência melhora, sua auto estima cresce.

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
   
Clínica Lyra - Todos os direitos reservados.
Responsável Técnico Dr. Fernando Lyra - CROSP: 27.425  
HOME  |  CLÍNICA ESPECIALIZADA  |   QUEM SOMOS  |   EQUIPE  |  VÍDEOS  |  QUER SABER?  |   CONTATO