QUER SABER?

Clareamento Dental 
 

Dentes Branquinhos...

 Clarear os dentes está na moda. Noventa e dois por cento dos 7.600 dentistas entrevistados pela Associação de Pesquisa Clinica dos Estados Unidos, aplicam rotineiramente métodos de clareamento dentário. No Brasil o dentista Nilton Boer, por exemplo, usa agentes clareadores em pelo menos dois pacientes por dia, o que é bastante. “Há dois anos eu fazia isso apenas uma vez por mês”, revela.

Embora técnicas para deixar os dentes brancos desde 1.860, faz apenas 10 anos que esse tipo de tratamento ganhou popularidade. O motivo foi o surgimento do chamado clareamento caseiro receitado pelo dentista, em que os pacientes usam sobre os dentes uma pequena moldeira, preenchido por um agente branqueador – um método bastante prático e que pode ser aplicado, inclusive, durante o sono. Mesmo sabendo que os dentes podem voltar a escurecer e que nem sempre a técnica surte o efeito esperado – “em alguns casos a alteração de cor é muito sutil”. Pacientes ansiosos por deixar o sorriso branco lotam as clinicas de odontologia, atraídos pela praticidade dos tratamentos.

Paralelamente, kits caseiros surgiram nos supermercados e nas drogarias e começaram a ser vendidos pela TV como qualquer outro item de higiene pessoal, sem a necessidade de uma consulta prévia a um dentista. Mas o acesso irrestrito a esses produtos é perigoso. “Usados indiscriminadamente, eles podem danificar o esmalte do dente, tornando-os mais suscetíveis às manchas, e existe ainda o risco de causar lesões na gengiva “. O melhor é consultar um especialista antes de comprar soluções “mágicas”, porque, de acordo com a origem do escurecimento, são necessários procedimentos específicos, alguns realizados apenas em consultório.

 

MANCHAS SUPERFICIAIS

São resultado do depósito de pigmentos de alimentos – café, chá, refrigerantes, vinho tinto, sucos com corantes, verduras e substancias do cigarro no esmalte dos dentes. A escovação e o uso do fio dental após as refeições ou depois de fumar, evitam o problema. Caso contrário, os dentes adquirem coloração amarelada ou amarronzada, que não podem ser removidas só com a higienização diária.

SOLUÇÃO:
Não adianta usar os kits de clareamento das drogarias. Esse tipo de mancha pode ser eliminado facilmente, mas em uma sessão de limpeza no dentista. Para isso o especialista faz uma espécie de polimento – esfrega nos dentes solução abrasiva com o uso de aparelhos rotatórios semelhantes a uma caneta.
Quando a mancha é resistente, o dentista usa um aparelho de ultra som, que ajuda a remover os pigmentos, e em seguida um jato de bicarbonato de sódio.

 

MANCHAS INTERNAS
A ingestão do antibiótico tetraciclina e do flúor em excesso, traumatismo, corrosão de restaurações em amalgama, e o envelhecimento natural dos dentes, provocam o escurecimento na dentina (camada amarelada do dente que fica logo abaixo do esmalte) que se reflete no esmalte, deixando os dentes com manchas amareladas, acinzentadas ou amarronzadas.

SOLUÇÃO:
Substancias químicas a base de peróxidos de hidrogênio ou de carbamida são aplicados na superfície do dente. Essas substancias penetram no esmalte e quebram os pigmentos que causaram o escurecimento. É feito no consultório do dentista que primeiro protege a gengiva com um material plástico (lençol de borracha) e em seguida aplica altas concentrações de peróxido de hidrogênio ou carbamida nos dentes escurecidos. São necessários cerca de três sessões de quarenta minutos com intervalo de uma semana.

 

VOCE PRECISA SABER QUE...
... há poucos anos, o uso do peróxido de hidrogênio e de carbamida para combater manchas internas, gerou polemica entre os especialistas porque alguns deles acreditavam que esses agentes clareadores tinham poder cancerígeno. Entretanto não existem provas disso e o “Food and Drug Administation” (FDA), órgão do governo americano que regulamenta os medicamentos afirma que nas doses utilizadas em clareamento dentário as substancias não são nocivas.

... durante o tratamento, os dents costumam ficar sensíveis a mudanças de temperatura, mas assim que acaba, tudo volta ao normal.

... é comum os dentes escurecerem de novo após dois anos. Quando isso acontece, refaz-se o clareamento.

... o clareamento não clareia as restaurações, por isso, depois do tratamento é necessário trocá-las por outras de tons mais claros.

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
   
Clínica Lyra - Todos os direitos reservados.
Responsável Técnico Dr. Fernando Lyra - CROSP: 27.425  
HOME  |  CLÍNICA ESPECIALIZADA  |   QUEM SOMOS  |   EQUIPE  |  VÍDEOS  |  QUER SABER?  |   CONTATO