A dor ocorre quando a dentina, que protege a " /> Dentes sensíveis: Hipersensibilidade dentinária
A dor ocorre quando a dentina, que protege a " />
QUER SABER?

Dentes sensíveis: Hipersensibilidade dentinária 
 

Uma sensação dolorosa - comumente explicada por "dentes sensíveis" - pode ser a manifestação de um fenômeno denominado. Hipersensibilidade Dentinária.

A dor ocorre quando a dentina, que protege a polpa (nervo), tecido vivo do dente, perde sua proteção natural, chamada esmalte ou cemento. Em contato com temperaturas quentes ou frias, acontece uma movimentação de fluidos no interior dos túbulos dentinários, desencadeando a sensação de dor na polpa.

A perda desse revestimento natural pode ser ocasionada por abrasões, erosões dentais ou atrição. Nas erosões, os principais responsáveis são os ácidos. O consumo excessivo de refrigerantes, frutas e sucos cítricos, além de algumas drogas, prejudicam os dentes. Também quem sofre de bulimia ou anorexia nervosa, em que se nota o hábito de regurgitar, pode apresentar erosões, devido ao ácido presente no suco gástrico que retorna à boca.

Na abrasão, o desgaste é ocasionado por ação mecânica. Neste caso, o importante é observar a qualidade da escova dental, que precisa ser macia, com extremidades arredondadas. Além disso, a escovação não pode ser feita com movimentos bruscos, pois a sua função é remover a placa bacteriana, não a estrutura dental.

Outro processo que causa o desgaste do esmalte na coroa do dente é a atrição; acontece devido à mastigação ou por hábitos parafuncionais, como o bruxismo. Se o paciente tiver um problema oclusal, isto é, de encaixe entre os dentes superiores e inferiores, pode haver maior concentração de força sobre alguns dentes, durante a mastigação. Com o tempo surgem trincas no esmalte, que serão eliminadas através da escovação, provocando a exposição da dentina.

Atualmente, as opções que temos para o tratamento da hipersensibilidade são os antiinflamatórios, a obliteração do tubúlos dentinários, os compostos de oxalato de potássio e o raio laser. Há ainda os cremes dentais à base de cloreto de estrôncio e nitrato de potássio, que são importantes aliados nesses casos.

Contudo, se os seus dentes estão sensíveis, procure o diagnóstico correto, pois a sensibilidade dentinária ainda pode ocorrer em situações como: cáries, trincas e fraturas. Em caso de desconforto, a opinião de um cirurgião-dentista continua sendo a melhor forma de chegar ao diagnóstico e, consequêntemente, ao tratamento correto.

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
   
Clínica Lyra - Todos os direitos reservados.
Responsável Técnico Dr. Fernando Lyra - CROSP: 27.425  
HOME  |  CLÍNICA ESPECIALIZADA  |   QUEM SOMOS  |   EQUIPE  |  VÍDEOS  |  QUER SABER?  |   CONTATO